sábado, 3 de setembro de 2011

Última atualização: 19/10/2010 11:37 | Publicado por: admin 
COHAB MG- Entrega Casas


A Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) liberou, do dia 27 de agosto a 18 de setembro, as chaves de 632 novas casas construídas dentro do Programa Lares Geraes - Habitação Popular, do Governo de Minas. As moradias foram entregues em doze conjuntos habitacionais e onze municípios de diferentes regiões do Estado.
Em Carmo da Cachoeira, Sul de Minas, o presidente da Cohab/MG e o prefeito Hélcio Chagas entregaram, no dia 27 de agosto, as chaves das 15 casas do Conjunto São Francisco, cujas obras tiveram investimentos de R$ 452 mil. Uma das famílias beneficiadas é chefiada por Beatriz Fátima da Silva, 40 anos.
Ela tem três filhas - Tainá, 15; Tayane, 14; e Taís, 10 - e é viúva há um ano. Antes de receber as chaves de sua casa, a família ficava em uma moradia cedida pelo ex-sogro, a cerca de 100 metros do Conjunto Habitacional São Francisco. "O meu sogro estava só esperando eu me mudar, para vender a casa que me cedeu", conta, dizendo ainda que não poderia comprá-la, por falta de condições financeiras.
Na mesma região, a Cohab/MG liberou, no dia 3 de setembro, as 30 unidades do Conjunto Dona Olívia Noronha Nogueira, em Olímpio Noronha, que custaram R$ 838 mil; e 30 do CH Lagoinha, em Ijaci, no qual o Governo de Minas aplicou R$ 821 mil. Nos três municípios, foram gerados durante as obras cerca de 220 empregos diretos e indiretos, segundo estimativas da Diretoria de Desenvolvimento e Construção (DDC).
Mulheres
Do total de famílias beneficiadas em Olímpio Noronha e Ijaci, 26 contratos foram firmados por mulheres que, além de titulares do financiamento, são chefes de família. Em Olímpio Noronha, Teresa Cristina Antunes, 43 anos, é uma delas. Mãe de Bruno, 25; Dener, 17; Sandro, 11; e Flávio, 3 anos, ela morava em uma casa alugada com os três filhos mais jovens. "A casa era grande, mas bem velha", conta a mutuaria, que pagava o aluguel de R$ 100, as contas de água, luz e alimentação. Para ela, receber as chaves da casa própria é uma bênção. "Faz dez anos que eu me separei do meu marido e desde então pago aluguel", conta Teresa.
Em Ijaci, Clarice Auxiliadora da Silva, 30 anos, recebeu as chaves, representando os moradores do Conjunto Lagoinha. Mãe de Pablo, 13; Paulo, 8; Paula, 7; e Tainá, 4 anos, ela morava com os filhos em um barracão nos fundos da casa do pai, desde que se separou 13 anos atrás. Antes, morava de aluguel. "É uma satisfação muito grande. Quando o funcionário da prefeitura me ligou pedindo que eu levasse os meus documentos, foi um alívio", conta Clarice. Agora, ela tem um endereço só seu à rua Minas Gerais nº 142, Conjunto Habitacional Lagoinha, que conta com aquecedor solar.
Já em Ubá, Zona da Mata, no dia 28 de agosto, foram entregues a 91 mutuários as casas do CH José Cavaliere (75 unidades) e do CH Bairro Olaria (16).  Um dos beneficiados, o mutuário Amarildo de Aguiar, 45 anos, ao conhecer sua nova casa, totalmente adaptado às suas necessidades de pessoa deficiente, desabafou: "Agradeço a Deus e ao apoio de todos. Estou muito feliz. Eu vou pagar em dia uma coisa que vai ser minha. Parabéns ao pessoal da Cohab/MG pelo que fizeram por mim".
Ainda no dia 3 de setembro, na região Norte de Minas, o presidente Mauro Brito entregou, em Varzelândia, o Conjunto Professora Deusânia de Oliveira, com 53 casas. Na construção do conjunto, o Governo de Minas aplicou, com recursos do Fundo Estadual de Habitação (FEH), o total de R$ 1 milhão, que gerou durante as obras cerca de 110 empregos diretos e indiretos, segundo estimativas da DDC. Uma das trinta e seis famílias beneficiadas é a de Graziele Luana de Souza, 24 anos. Ela mora com a mãe e uma irmã. Antes de receber as chaves de sua casa, a família vinha morando em uma moradia alugada. "Fiquei feliz demais quando soube que receberia a casa, e já estou comprando os móveis." A mais nova moradora da casa número 32 do Conjunto Jardim Alvorada, trabalha há 4 meses como auxiliar administrativa, concursada na prefeitura, e recebe R$ 575 ao mês.
No Triângulo Mineiro, o chefe do escritório de Uberaba, Antônio Heitor, entregou, em 10 de setembro, as 50 casas do Conjunto Vitalino Bragato, no município de Conquista. O Governo de Minas investiu R$ 1, 6 milhão, e durante as obras fora criados cerca de 150 postos de trabalho diretos e indiretos.
Uma das beneficiadas foi Úrsula Maria Ramires Costa, 37. Solteira, ela mora com dois filhos, Gabriel, 5, e Isabela, de um ano e meio. Com o recebimento das chaves da sua nova casas, Úrsula deixa de pagar os R$ 250 de aluguel e passa a assumir compromisso com uma prestação de aproximadamente R$ 100. "Dizer que estou feliz é pouco. Eu acompanhei a construção do conjunto mesmo sem saber se iria conseguir a casa", comentou.
Ainda no Triângulo, 232 famílias de Ituiutaba receberam suas casas, do Conjunto Carlos Dias Leite, entregue no dia 16 de setembro. Na cerimônia oficial, foi entregue, junto com as chaves de cada casa, uma muda de árvore. O Governo de Minas investiu nas obras R$ 6.572.357,14, que propiciaram a geração de 700 empregos diretos e indiretos.
Por fim, na região Centro-Oeste foram entregues novos conjuntos em quatro municípios. No dia 9 de setembro, em São José a Varginha, o vice-presidente Mauro Bomfim inaugurou o Conjunto Jardim Alvorada, com 36 moradias.
No dia 17 de setembro, o presidente da Cohab/MG, Mauro Brito, foi à Vargem Bonita, para entregar o Conjunto Habitacional Jenipapo, que atendeu 40 famílias. A construção das 40 casas do Conjunto Jenipapo, custou ao Governo do Estado R$ 951.815,15, e gerou cerca de 120 empregos diretos e indiretos.
Em 18 de setembro, em São Gonçalo do Pará, foram entregues as chaves do Conjunto Sinésio Ferreira de Lima II, com 25 casas; e do Conjunto João Filgueiras da Costa, com 20 casas, em Pedra do Indaiá.  Nos empreendimentos foram investidos R$ 1.684.021,93 do Fundo Estadual de Habitação (FEH). Em Pedra do Indaiá, dona Maria Inês dos Santos, 63 anos, foi contemplada dentro da cota para idosos. Hoje, ela mora em uma casa alugada por R$ 260 com um filho e dois netos de 16 e 10 anos. Entusiasmada, Maria Inês já pensa nas mudanças que vai fazer na casa. "Lá eu vou pagar o que é meu. Para mudar, preciso construir mais dois quartos e uma varanda na cozinha", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário