sábado, 3 de setembro de 2011


PUC Minas capacita gestores em Habitação Social

 04/08/2010



76 municípios do Jequitinhonha e Mucuri serão contemplados
A PUC Minas, através da PROEX/NUJUC, estará capacitando gestores de 117 municípios, com menos de 20 mil habitantes, em um Curso de Capacitação de Elaboração de Planos Locais Habitacionais e de Interesse Social - PLHIS. Os municípios selecionados fazem parte dos Territórios da Cidadania, do Governo Federal.

Os PLHIS são os principais pré-requisitos para que os municípios possam participar dos Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e acessar os recursos do Fundo Nacional de Habiação de Interesse Social - FNHIS, devendo ser concluídos até 31 de dezembro de 2.010.

O Curso está estruturado em 3 Módulos presenciais: Módulo I - Proposta Metodológica, nos dias 04, 05 e 06 de agosto, de 8:00 às 17:00 horas. O Módulo II será realizados nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2.010 com o conteúdo Diagnóstico do Setor Habitacional. O Módulo III será de Definição de Estratégias de Ação, sendo realizado nos dias 10 e 11 de novembro.

O Curso é dividido em duas partes: uma presencial e ou Prática Processual. A primeira se realiza nos Pólos. A segunda será após a realização de cada Módulo. Os municípios desenvolverão, apoiados pelo Pólo de Gestçao da Informação da PUC Minas, as atividades do PLHIS relacionados ao conteúdo ministrado naquele módulo.

As inscrições estão abertas até este 04 de agosto, quarta-feira.
A promoção é da Pró-reitoria de Extensão (Observatório de Políticas Urbanas) e pelo Instituto de Ciências Sociais.

O curso, estruturado em três módulos presenciais e uma parte prática processual, é destinado a cinco representantes – político, comunitário e técnico – de cada um dos 117 municípios selecionados.

Os objetivos da iniciativa são:
-introduzir e aplicar a prática do planejamento integrado e participativo nas localidades selecionadas;
-propiciar ao gestor o conhecimento das condições, potencialidades e possibilidades habitacionais da população do município que representa;
- identificar prioridades das ações e intervenções propostas e recursos disponíveis.

Após a capacitação, cuja parte presencial será realizada em nove pólos – Diamantina, Capelinha, Almenara, Taiobeiras, Curvelo, João Pineheiro, Montes Claros, Teófilo Otoni I e Teófilo Otoni II –, o plano será desenvolvido nos municípios mineiros, das regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha/Mucuri, que aderiram ao programa do governo federal Territórios de Cidadania. Para a emissão de certificados, será exigida freqüência mínima de 75% da carga horária do curso e entrega dos trabalhos referentes a cada módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário