segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Obra Análoga - Trabalho Premiado / Programa de subsídio à habitação de interesse social

Prêmio Caixa / IAB 2004 – Concurso Nacional de Idéias para Habitação Social no Brasil (categoria profissional)
Brasília, 17 de dezembro de 2004
Leticia Teixeira Rodrigues, Carolina Hartmann Galeazzi e Gustavo Jaquet Ribeiro – Porto Alegre RS


A proposta tem como um dos parâmetros principais a necessidade da participação da comunidade para a qual se projeta a moradia. Assim sendo, parte das decisões de projeto devem ser de atribuição única dos futuros moradores durante o planejamento e no momento da construção e do uso das edificações.


A atribuição e a responsabilidade do projetista está no planejamento dos espaços considerando todos os aspectos relevantes. Com uma visão integrada de todas as condicionantes, os técnicos devem propor a melhor solução sem se deter a qualquer idéia pré-estabelecida.
A distribuição em fita oferece ótimas condições de iluminação e ventilação para as unidades. Estando os volumes dispostos sobre a linha do recuo de frente, reservou-se o pátio interno, onde os moradores terão uma área arborizada para encontro e para recreação. Foi previsto o número máximo de unidades domiciliares atendendo a critérios de habitabilidade, de densificação e de economia.


O conjunto residencial consiste em 39 unidades domiciliares com 45m², um salão comunitário e uma unidade comercial. Supondo média de 4 pessoas por unidade, abriga aproximadamente 156 pessoas.



Inicialmente é construída, através do financiamento, uma unidade básica de 27m² que se compõe de um núcleo de cozinha e banheiro, uma sala e um dormitório. Contudo, está prevista a ampliação da unidade de forma integrada ao plano geral do conjunto habitacional. Já na construção do módulo básico, será executada a laje para uma futura ampliação, atingindo a área de 45m². Dessa forma, cada usuário terá a oportunidade de intervir diretamente na sua moradia da forma como achar melhor, diferenciando sua casa como um local único, diversificado e próprio.

O sistema construtivo modulado (3m) proporciona flexibilidade de planta nas unidades, visto que somente as paredes das divisas são portantes. Essa estratégia de crescimento possibilita que uma parte do custo da ampliação seja diluída e financiada, sem provocar aumento significativo de custo.





Planta baixa do pavimento térreo (1- unidade habitacional, 2 – centro comunitário, 3 – unidade comercial) 




Plantas baixas das possibilidades de ampliação (amarelo – estar, laranja – dormitórios, azul – área molhada, verde – área aberta) 

O sistema construtivo é compatível com os materiais e a mão-de-obra disponíveis, de forma que os elementos de construção são produzidos no próprio canteiro de obras. As peças são moldadas no chão em série e deslocadas até a sua posição.

Um comentário:

  1. A diferença dessa forma de concepção de projeto proporciona que, por exemplo, as áreas comuns tenham configuração flexível que possibilite o desenvolvimento de diferentes atividades, conforme a necessidade específica do grupo de pessoas que ocuparem a área.

    ResponderExcluir