quinta-feira, 25 de agosto de 2011


CDHU ENTREGA 38 APARTAMENTOS PARA MORADORES DE CORTIÇOS NA CAPITAL - 26/08/11


O secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, entregou nesta quinta-feira, dia 25, mais 38 apartamentos construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), no bairro do Belém, região central da Capital. O Conjunto Residencial Parque Belém foi destinado a famílias que viviam em cortiços insalubres nas Ruas Álvaro Ramos, Catumbi, Celso Garcia, Hipódromo, Redenção, São Leopoldo, Ubirajara, Intendência, Mooca, Itabaiana e Ivinheima.
“As famílias foram escolhidas com o objetivo de mantê-las morando na região central da cidade, onde já estão acostumadas. A diferença é que agora as moradias têm infraestrutura completa”, disse o secretário Silvio Torres. Os imóveis já vêm com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha, banheiro e área de serviço, e aquecimento solar, que reduz em até 30% o valor da conta de energia elétrica.
Os apartamentos possuem um dormitório, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, e área construída de 31,73 a 38,57 . Uma unidade térrea foi adaptada para pessoas com deficiência. O condomínio tem portaria com interfone, portões individuais para carros e pedestres, paisagismo, área de lazer coberta, centro de apoio ao condomínio, estacionamento e sistemas de medição individualizada de água e gás. A CDHU investiu 2 milhões no empreendimento, que foi viabilização pelo Programa de Atuação em Cortiços.
A manicure Marlene do Nascimento, de 59 anos, foi contemplada com uma unidade. Ela vivia em um quarto e cozinha na Rua São Leopoldo e pagava R$ 300 de aluguel. “Vou pagar menos e o apartamento será meu para sempre. Vai sobrar dinheiro e vou poder comprar móveis novos, porque só tenho alguns pertences”, disse ela. De acordo com o cronograma de mudanças, Marlene vai se mudar para o prédio no próximo final de semana.
Por cinco anos as famílias beneficiadas pagarão mensalmente uma taxa de concessão onerosa, no valor de R$ 120. Depois, entrarão no financiamento habitacional, pagando prestações conforme a renda familiar. O valor pago como taxa será abatido do financiamento, que terá ainda subsídios com recursos do governo estadual e do BID e prazo de quitação de 25 anos.
Parte dos cortiços onde residiam os beneficiados já foi demolida e deu lugar para a construção de novos empreendimentos da Companhia. É o caso do Belém I, que está sendo edificado na Avenida Celso Garcia, e do Belém H, em construção na Rua Ivinheima. Outros imóveis encortiçados foram desativados ou reformados após fiscalização e notificação da prefeitura, por meio de parceria com a CDHU. Estão em construção outros empreendimentos nos bairros da Bela Vista, Pari e Bom Retiro, totalizando 374 novas unidades que deverão ser entregues até o final de 2011. A intervenção, além de oferecer moradias dignas, contribui com a revitalização do Centro da Capital.
Autor: Superintendência de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário